segunda-feira, 9 de junho de 2008

CURRICULO - CARLOS ALBERTO DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA

CARLOS ALBERTO DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA

FUNÇÃO NO PROJETO: Ator, produção artistica e proponente

 

PROFESSOR / ATOR / DIRETOR E PRODUTOR

D.R.T 27.138/SP

TELEFONE: (11) 7102-9232

E-MAIL: QUEOSVEJO@HOTMAIL.COM

 

Graduado em Letras com extensão em Teoria da Literatura. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP com concentração na área das Poéticas da Oralidade.

Participou de 1993 a 1999 como pesquisador do Núcleo de Poéticas da Oralidade da PUC/SP, participando de todas atividades deste importante núcleo.

Doutorado em Artes Cênicas em andamento pela USP, tendo como tema de tese os círios portugueses, numa interface com os círios amazônicos, do ponto de vista da performance teatral.

Nascido em Belém do Pará participou ativamente das atividades culturais daquela cidade, integrando os grupos Maromba e Apuí em festivais de teatro como: Festival de Campina Grande na Paraíba e de Ponta Grossa no Paraná.

Integrou ainda o grupo de teatro da Universidade Popular – UNIPOP- e o curso de formação de atores dessa entidade.

Em São Paulo participou do curso livre de teatro sob orientação do ator/ diretor Walter Portella – No INDAC- Instituto de Artes  e Ciências. O referido curso teve duração de 01(um) ano- voltado para o trabalho do ator quando foram trabalhados cenicamente os textos: "Casa de Bonecas" de Ibsen, "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas Filho.

 

Participou de diversos cursos e oficinas, destacando-se:

-          A Palavra na Interpretação, com o ator Sérgio Brito;

-          Cenografia – com Luiz Carlos Ripper;

-          Interpretação teatral e montagem, tendo como suporte a obra de Guimarães Rosa, por Clóvis Levy;

-          Vivência da Encenação – com Sílvia Aderne e Beto Coimbra (Grupo Hombu) RJ.

  Essas atividades fizeram parte do Projeto Mergulho Teatral, promovido pelo Instituto Brasileiro de Arte-IBAC-, em Belém do Pará, presidido naquela época- 1993 – pelo escritor Ferreira Gullar.

No teatro, trabalhou em montagens como "Hamlet", de Shakespeare, dirigido pelo representativo ator brasileiro Cacá Carvalho e Wlad Lima.

 Um outro rico aprendizado dramático foi sua atuação no espetáculo processional "Auto do Círio", que teve a direção de Amir Haddad.

Na área musical, dirigiu cenicamente o espetáculo "Canções e Ações", com a regência da Maestrina Ana Maria Santos e orientação vocal de Mara Campos (São Paulo). O espetáculo foi apresentado em vários locais, com destaque para o Teatro da Paz (Belém) e cidades históricas de Minas Gerais, dentro do projeto Minas-Pará-1989.

Integrou, em São Paulo, o "Centro de Pesquisa Musical O Caminho do Canto" como aluno de canto contemporâneo, sob a orientação de Andréa Drigo, de 2002 a 2004.

É aluno, desde 2006, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Curso de canto lírico.

Na área corporal, participou dos seguintes cursos e oficinas:

§         Oficina de Consciência Corporal com Fernando Lee, resultando no espetáculo "Fábrica Pompéia", direção de Fernando Lee, em 2002, no SESC Pompéia;

§         Projeto Dançar pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo de 2000 a 2004- Técnica Moderna e Pilates sob orientação da Profª. Ruth Rachou;

§         Co-autor do espetáculo de dança "Cereus da Passagem" sobre o poema de sua autoria. Com temporada nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de outubro de 2005 – Galeria Olido – São Paulo. Direção e Interpretação do bailarino Jadiel Alves.

§         Participa do grupo permanente de estudos em Laban. Estudo sobre os princípios do movimento segundo Rodolf Laban. Coordenação de Maria Mommensohn e Uxa Xavier. Período: de maio a junho de 2005. Local: Galeria Olido – Sala D – SP.

§         "Baile Moderno" – atividade integrante do projeto de fomento a dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Vivência comunicativa e criativa através da dança e de frases de movimentos dançados e criados pelos participantes;

        Direção de Célia Gouvêa (Coreógrafa).

        Local: Vitrine da Dança / Galeria Olido

        Período: de 19/03 à 21/05/2007.

§         Dança Clássica Indiana por Sonia Galvão. De abril a julho de 2007 – Local: Centro Cultural Vergueiro - São Paulo.

§         Dramatização do Movimento.

Projeto Territórios de Dança – SESC – Consolação – São Paulo.

Workshop com Fábio Mazzoni.

Dia 14 de abril de 2007.

§                   Composição Coreográfica – Estudo dos elementos que fazem parte da composição em Dança de 04 a 27/09 - Centro Cultural Vergueiro – São Paulo – 2007.

Ministrado por: Luis Arrieta (Professor e Coreógrafo)

§         Dança Contemporânea – Contato Improvisação; Trabalho corporal de contato, exploração e improvisação do movimento.

De 03/09 a 28/11/2007.

Centro Cultural Vergueiro – São Paulo – São Paulo.

Ministrado por: Ricardo Neves (Dançarino / Ator).

 

§         Participa da Oficina de Criação do Intérprete em Dança.

A Oficina propôs exercícios criativos individuais, em duplas e grupos, com o objetivo de criar um universo poético, construído com o apoio do conhecimento das leis que regem o movimento e a composição coreográfica, tais como dinâmica e quantidade de energia empregada, espaço e tempo.

Dias: 19, 20 e 21/10/2007

Local: Galeria Olido

Direção de Célia Gouvêa

§         Novas Fronteiras do método BMC (Body Mind Centering) – Workshops com Adriana Almeida e Jens Johansen (EUA).

O workshop enfocou o espaço influenciando o movimento corporal e as novas fronteiras da pesquisa do método BMC. Análise e discussão sobre os canais Bonghan.

Período: 29 e 30/11 e 01 e 02/12 de 2007.

Local: Sesc Santana

Outros cursos e oficinas na área corporal com: Célia Gouvêa (Criação do intérprete);Fernando Lee, Sandro Borelli; Mirtes Calheiros; Ismael Guiser; Yoga Clássico com Cláudio Duarte; Flamenco com Paulo Sérgio; Cibeli Cavalcanti; Maria Mommensohn (Método Laban), Fábio Villardi(Ballet Stagium), entre outros.

 

Produção, Atuação e Direção:

·         Espetáculo Litero-Musical

"Movimento Romântico"- FUNARTE/SP-1998- Sala Guiomar Novaes.

Função: Produção e Interpretação de Poemas.

·         Espetáculo "Cantos de Maldoror", direção de Maura Baiochi, como ator/dançarino; Técnica Taanteatro –1988- FUNARTE.

        Local: Sala Guiomar Novaes – FUNARTE – 1988 – São Paulo.

·         Idealização do projeto "Terceiro e último Grande Festival – uma homenagem a Villa Lobos"- Direção de Emerson Menezes. Galeria Olido- SP, 2005 e SESC Ipiranga – 2002 – SP;

·         Recital Poético coreográfico "Olhos que os Vejo", nos meses de novembro e dezembro de 2003, na sala Linneu Dias, com Direção do Bailarino Jadiel Alves. O espetáculo percorreu as bibliotecas Mário de Andrade, Alceu Amoroso Lima, Teatro Eva Vilma, Minas Gerais, etc. Função: Ator / Dançarino.

·         Produziu e idealizou o espetáculo "Cantares de Villa-Lobos". O espetáculo com canções de Villa-Lobos fez parte do projeto Recreio nas Férias, em julho de 2005, pela Secretaria  Municipal de Cultura de São Paulo. Percorrendo com este projeto musical várias escolas do Bairro de São Miguel Paulista.

        Intérprete convidada para o projeto: Soprano Francine Lobo.

Direção Musical e Piano: Marco Antonio Bernardo.

·         Em fase de elaboração cênica, o espetáculo "Reinos Surdos", com poemas de minha autoria, sob a direção de Fábio Villardi na Galeria Olido – em fase de ensaios – ano de 2007 – São Paulo.

·         Preparação de atores do espetáculo "Xamãs" pelo Grupo Encenação da Cooperativa Paulista de Teatro. Teatro de Arena Eugênio Kusnet – São Paulo - 2006;

·         Dramaturgia em processo -  Direção do exercício de criação e leitura dramática da obra de Nelson Rodrigues, a saber: "Vestido de Noiva", "A Dama da Lotação e Crônicas". Julho de 2006. Oficina Cultural Raul Seixas – São Paulo.

·         Coros Trágicos – Exercício Cênico com coros e fragmentos de "Édipo Rei" de Sófocles . Local- Oficina Cultural Raul Seixas – Dezembro de 2006 – São Paulo.

·         Coros Trágicos – Releitura da Obra Édipo-Rei – em fase de pesquisa Casa de Cultura Amácio Mazzaropi – ano de 2007 – São Paulo.

·         Participa do Corredor literário na Paulista com o espetáculo "Nas Trilhas – Um Percurso Seminal".

Dia: 12 de outubro de 2007.

Local: Colégio Rodrigues Alves pela Secretaria do Estado da Cultura – Abaçaí Cultura e Arte.

·         Participa do evento "Exercício de um Processo – Dramaturgia Contemporânea em 3 tempos" – Mostra Sesc de Artes Circulações.

        Oficina Atores-Criadores-Fragmentos de Novarina.

Diração de Ana Kfouri

Dias: 15/11 a 25/11 de 2007.

Função: Ator

Apresentação do resultado com textos e fragmentos de Valère Novarina (França) no dia 01/12/2007. Textos Carta aos Atores e a Inquietude. E palestra sobre a obra do autor por Angela Lopes.

Local: Sesc Av. Paulista.

 

Participa do projeto: Circo – Inclusão Social – Convênio Minc 636/05 Ponto de Cultura – APEC – Associação Paulista de Empreendedores Culturais. Apresentando uma performance poética com poemas de autoria própria.

Dia: 28 de agosto de 2007 – São Paulo

Local: APEC (Associação Paulista de Empreendedores Culturais).

 

Direção cênica do espetáculo de dança-teatro: Adágio com o bailarino Adhemar Petri em fase de pesquisa coreográfica na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi. Ano de 2008 – São Paulo.

 

Na área literária, destaca as seguintes publicações e prêmios, dentre outros eventos:

-          Três Menções Honrosas- publicado no Livro Belém, editora Cejup- Governo do Estado do Pará- 1987;

-          Menção Honrosa no I Concurso de contos da Revista Brasília- DF-ano de 1987;

-          Participa do IV Concurso de contos, promovido pela Fundação Faculdade de filosofia, Ciências e Letras, e, Secretaria Municipal de Cultura do Paraná. 1989;

-          Participa da  IV Antologia de poetas e escritores do Brasil, Revista Brasília- Ano de 1989- Brasília;

§         Jornal O Semiótico – Publicação PUC-SP- 1995;

§         Menção Honrosa- Coletânea Eimar Tavares- Belém- 1988;

Participa da Antologia dos Poetas Santamarenses- São Paulo- 1998;

Avaliador dos Cadernos Negros – 2001 a 2003- São Paulo;

Publica o livro de poesias "Olhos que os vejo", lançado na FUNARTE-SP e prefaciado por Milton de Godoy Campos (União Brasileira de Escritores); Terezinha Bernardo (PUC-SP); Toninho Macedo(Sec. do Estado da Cultura de São Paulo);

§         Prêmio de poesia Centenário Carminha Gouthier – Menção Honrosa recebida pelo livro "Olhos que os vejo"- 2004-Belo Horizonte/Minas Gerais.

§         O Livro "Olhos que os Vejo" fez parte da programação de títulos da "Nova Livraria" em Parati – dentro do quadro de eventos da festa internacional de Parati, nos anos de 2003, 2004 e 2005. O livro foi também relançado na livraria e divulgação e pesquisa casa de Rui Barbosa, ano de 2004- Rio de Janeiro.

O poema "Cereus da Passagem" foi traduzido para o espanhol e publicado na Revista Internacional "Decir de Lagua", com mais quatro poetas contemporâneos do Brasil – Edicion sobre poesya y el arte actuales de Brasil", por Jésus J. Barquet e Reinaldo Gercin- Estados Unidos- 2005/2006.

O poema "Cereus da Passagem" foi também publicado na revista La Palabra y El Hombre. Revista da Universidad de Veracruzana. Tradução do Prof. Jesus J. Barquet e comentários críticos de Letícia Garcia Argüelles. Abril – Junho de 2006 – México.

Participou de vários eventos nas bibliotecas dos metrôs de São Paulo. Ressaltando aqui a exposição "Reinos Surdos" -  com poemas de sua autoria.

Local: Biblioteca do Metrô Paraíso por todo o mês de maio de 2007, em São Paulo.

 

Oficinas e Cursos Ministrados:

Ministrou várias oficinas na área literária e da comunicação em locais como: Casa da Palavra Mário de Andrade-2002/2003/2004 e Casa da Cultura de Santo Amaro- 1999/2000. Biblioteca Mário de Andrade – 2002/2003. Oficina Cultural Raul Seixas, por todo o ano de 2006.

Integrou também o Núcleo de Dramaturgia da Oficina Cultural Raúl Seixas, pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2006). Ministrando a oficina de dramaturgia e o curso de história do teatro. O curso homenageou a atriz brasileira Cleyde Yáconis através de uma exposição de fotos, revistas, cartazes e programas sobre a carreira e a vida da atriz.

Ministra na Casa da palavra Mário de Andrade – Oficina de Produção, Leitura e Interpretação de Textos. De maio a Julho de 2007 pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Ministra o Workshop de Literatura – Projeto Virada Social – Secretaria do Estado da Cultura. Oficina Cultural Maestro Juan Serrano. Dias: 19 e 20/05/2007 – São Paulo.

Ministra a "Oficina da Memória" – Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Local: Funsai – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga – de 21/03/2007 a julho de 2007.

Além de todas essas atividades, acima descritas, é palestrante e trabalha como docente em faculdades particulares do ensino superior de São Paulo. Possui trabalhos publicados na área acadêmica em livros e revistas especializadas.

Nenhum comentário: