segunda-feira, 9 de junho de 2008

FABIO VILLARDI - Curriculo

Fabio Villardi

PREPARAÇÃO CORPORAL E COREOGRAFIA

Artista Plástico - Bailarino - Professor de Dança – Coreógrafo

Estudante de Filosofia 3° ano

DRT 1245/81

PERCURSO

"Dançar é ser, é crescer, é redimensionar o tempo e o espaço"

1964/1971 - Colégio Brasil Europa

1969 - Coordena curso de alfabetização para adultos no Colégio Brasil Europa

1972 - Ingressa na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado

1975 - Inicia seus estudos de dança no Ballet Stagium

1976 - Bacharelado em Comunicação Visual

1977 - Ingressa como estagiário na Cia. do Ballet Stagium, se apresentando por todo território Nacional, inclusive no Parque Nacional do Xingu, sob direção de Márika Gidali e Décio Otero.

1978/2003 - Participa de todas as montagens do Ballet Stagium, inicialmente como bailarino e contra regra. No decorrer destes 28 anos, faz aulas com os mais renomados nomes da dança nacional e internacional, executa figurinos e cenários, participa do grupo de pesquisa, atua como professor, coreógrafo e coordenador cênico.

Por várias vezes percorre todo o Brasil, se apresentando nos grandes teatros, bem como em praças públicas, hospitais e; escolas.

Nestes anos todos, também se apresenta no Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Honduras, Guatemala, Panamá, Cuba, México, Itália, Espanha, Suíça, Hungria, França e China.

Por sua iniciativa, em 1998, leva a Cia. a se apresentar na Febem, dando principio a cursos de dança dentro da Fundação Estadual Para o Bem Estar do Menor.

Participa ativamente do processo embrionário do projeto "Dança como Integração Social" do Ballet Stagium trabalhando com crianças e professores da rede pública.

2004 - Coordenador do núcleo de "Danças" na Febem pelo Instituto Mensageiros. Trabalha ativamente para dar corpo ao novo projeto conveniado pela Febem.

Faz o gestual do espetáculo "Hécuba", de Eurípides, com Ester Góes.

Faz performance no MAC interagindo com a obra da artista plástica Marina Inoue. Professor de consciência corporal e conselheiro do Instituto Religare.

2005 - Ingressa ria Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento.

Dando continuidade na coordenação do núcleo de Dança dentro da Febem, amplia as possibilidades de trabalho corporal dentro da Instituição, nas unidades de maior acesso, introduz oficinas de Consciência Corporal, promovendo uma nova visão para os internos e funcionários.

Novamente interage com a obra de Marina Inoue, "Labirinto Visceral", no Centro Cultural da Caixa.

Elabora uma performance com ex internos da Febem, "Circoandança", apresentada nos oito andares do prédio da administração da Febem, da portaria até a presidência, onde mostra a importância da cultura para o resgate da cidadania.

2006 - Elabora e participa junto aos professores de capoeira e dança de rua da Febem, uma apresentação com o intuito de promover o resgate da memória, identidade e história através do corpo. Esta apresentação percorreu, em janeiro, mais de vinte unidades da Febem.

Em julho, com os professores de Dança de Rua, elabora apresentação para o 1° Festival de Rap na Febem, no Memorial da América Latina.

2007 - Cursando o 3° ano de Filosofia na Faculdade de São Bento.

Elabora curso de férias para 20 unidades da CASA, ex Febem. Este curso é o resultado de nove anos, com um olhar agudo, dentro da instituição, sendo ele elaborado à partir da real necessidade dos jovens em processo de reeducação e compreensão da possibilidade de novos horizontes.

Nenhum comentário: