segunda-feira, 9 de junho de 2008

FABIO VILLARDI - Curriculo

Fabio Villardi

PREPARAÇÃO CORPORAL E COREOGRAFIA

Artista Plástico - Bailarino - Professor de Dança – Coreógrafo

Estudante de Filosofia 3° ano

DRT 1245/81

PERCURSO

"Dançar é ser, é crescer, é redimensionar o tempo e o espaço"

1964/1971 - Colégio Brasil Europa

1969 - Coordena curso de alfabetização para adultos no Colégio Brasil Europa

1972 - Ingressa na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado

1975 - Inicia seus estudos de dança no Ballet Stagium

1976 - Bacharelado em Comunicação Visual

1977 - Ingressa como estagiário na Cia. do Ballet Stagium, se apresentando por todo território Nacional, inclusive no Parque Nacional do Xingu, sob direção de Márika Gidali e Décio Otero.

1978/2003 - Participa de todas as montagens do Ballet Stagium, inicialmente como bailarino e contra regra. No decorrer destes 28 anos, faz aulas com os mais renomados nomes da dança nacional e internacional, executa figurinos e cenários, participa do grupo de pesquisa, atua como professor, coreógrafo e coordenador cênico.

Por várias vezes percorre todo o Brasil, se apresentando nos grandes teatros, bem como em praças públicas, hospitais e; escolas.

Nestes anos todos, também se apresenta no Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Honduras, Guatemala, Panamá, Cuba, México, Itália, Espanha, Suíça, Hungria, França e China.

Por sua iniciativa, em 1998, leva a Cia. a se apresentar na Febem, dando principio a cursos de dança dentro da Fundação Estadual Para o Bem Estar do Menor.

Participa ativamente do processo embrionário do projeto "Dança como Integração Social" do Ballet Stagium trabalhando com crianças e professores da rede pública.

2004 - Coordenador do núcleo de "Danças" na Febem pelo Instituto Mensageiros. Trabalha ativamente para dar corpo ao novo projeto conveniado pela Febem.

Faz o gestual do espetáculo "Hécuba", de Eurípides, com Ester Góes.

Faz performance no MAC interagindo com a obra da artista plástica Marina Inoue. Professor de consciência corporal e conselheiro do Instituto Religare.

2005 - Ingressa ria Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento.

Dando continuidade na coordenação do núcleo de Dança dentro da Febem, amplia as possibilidades de trabalho corporal dentro da Instituição, nas unidades de maior acesso, introduz oficinas de Consciência Corporal, promovendo uma nova visão para os internos e funcionários.

Novamente interage com a obra de Marina Inoue, "Labirinto Visceral", no Centro Cultural da Caixa.

Elabora uma performance com ex internos da Febem, "Circoandança", apresentada nos oito andares do prédio da administração da Febem, da portaria até a presidência, onde mostra a importância da cultura para o resgate da cidadania.

2006 - Elabora e participa junto aos professores de capoeira e dança de rua da Febem, uma apresentação com o intuito de promover o resgate da memória, identidade e história através do corpo. Esta apresentação percorreu, em janeiro, mais de vinte unidades da Febem.

Em julho, com os professores de Dança de Rua, elabora apresentação para o 1° Festival de Rap na Febem, no Memorial da América Latina.

2007 - Cursando o 3° ano de Filosofia na Faculdade de São Bento.

Elabora curso de férias para 20 unidades da CASA, ex Febem. Este curso é o resultado de nove anos, com um olhar agudo, dentro da instituição, sendo ele elaborado à partir da real necessidade dos jovens em processo de reeducação e compreensão da possibilidade de novos horizontes.

ROBERTO FONSECA - Curriculo

ROBERTO FONSECA

DIREÇÃO CÊNICA E TÉCNICA CLÁSSICA

PRINCIPAIS BALLETS COMPLETOS

The Nutcracker (CBJ da EMBSP - 2.006), atuando como príncipe.

The Nutcracker (CBJ da EMBSP - 2.000), atuando como príncipe e como Quebra­Nozes

 Bayaderka (Nucleo de Dança Illara Lopes - 2.000), atuando como Sólor

Por quê Cinderella Vai ao Baile? (CBJ da EMBSP - 2.001), atuando como "Escritor Augusto", coreografia de Ray (Ballet da Cidade) p/ o Corpo de Baile Jovem da BEM

Giselle (Grupo Especial -2.000), interpretando " Les Jeunes Paysan"

 Giselle (Ballet do Theatro Municipal do RJ - 2.001), interpretando " Les Jeunes Paysan'

Don Quixote (Grupo Especial e Cuballet'99 -1.999), atuando como Toureiro

The Nutcracker (Nurnberger Ballette Schule - 2.002), atuando como príncipe

The Nutcracker (Palucca Schule Dresden - 2.001), atuando como príncipe

The Nutcracker (Antwerpen Ballet School - 2.002 ), atuando como príncipe

Coppélia (CBJ da EMBSP-2.004), atuando como solista das Czardas

Les Sylphides (CBJ da EMBSP - 2.002.), atuando como bailarino principal

Divertissement de Britten (Ballet de Córdoba Argentina - 2.001), atuando como bailarino principal

Walpurgis Nacht ( Escola Municipal de Bailados de São Paulo - 2.004)

Apollon de Balanchine (Cia Dançarumo -1.994), atuando como Apollo Musage

GRAN PAS DE DEUXS

Gran Pas de Deux Diana & Acteon

Esmeralda Gran Pas de Deux

Paquita Gran Pas de Deux

Bayaderka (Gamzatti and Sólor from Act II)

Le Corsaire Gran Pas de Deux

Pas D'Esclave (from Le Corsaire Act I)

Raymonda (Adagio from act III)

Sleeping Beauty

Coppelia (Grau Pas de Deux from Act III) The Nutcracker

Les Jeunes Paysan (From Giselle Act I) Flowers Festival in Genzano

The Carteen Keeper (La Vivandiére ou Markitenka) La Esmeralda

Don Quixote

Tchaikovsky Grand Pas de Deux Blue Bird

Black Swan

Grand Pas Classique Harlequinade

Satanella

The Flames Of Paris

CONTEMPORARY / MODERN WORKS

Berceuse, coreografia de Eduardo Bonnis

Espelho D'água, coreografia de Robson Lourenço p/ Corpo Baile Jovem da BEM

Fhrulings, coreografia de Olympia Scardi (Palucca Schule Dresden)

Meine Hund Ist Schwull, coreografia de Douglas Nielsen (Alvin Aylei Ballet)

Trio, coreografia Hans-Joaquim Tappendorf, (Palucca Schule Dresden)

PRINCIPAIS PRÊMIOS

Sylver Medal no CBDD no RJ em 2.000 (Grand Pas de Deux)

Sylver Medal no Festival de Dança de Joinville em 2.000 na categoria profissional (Grand Pas de Deux de Repertório)

Plate Medal em Joinville 1.993 com Les Jeunes Paysan na categoria Pas de Deux Amador

Gold Medal seis vezes (2.001, 2.002 e 2.003), três como melhor bailarino clássico e três como melhor partiner em Técnicas de Pas de Deux na Palucca Schule Dresden.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E BREVE HISTÓRICO

Bailarino formado peça Escola Municipal de Bailados da Cidade de São Paulo em 1.993, tendo continuado com meus estudos á nivel profissional até o ano de 2.003 tendo passagens pelo, Grupo Especial, Ballet Illara Lopes, Cia Dançarumo, Escola Paulista de Dança,.Palucca Schule Dresden, onde obtive vasta experiencia profissional a nivel internacional com vários Workshops com os mais renomados nomes do ballet mundial como Vladimir Boderienko (RÚSSIA - professor do Bolshoi Ballet School de Moscow), Michail Alexandr Gawirikov (RÚSSIA - Tanzlearner da Palucca Schule). Na Palucca Schule tive Ballet Clássico (Hans Joaquim Tappendorff), Contemporaneo (Olympia Scardi, Mario Schoeder, Jane Cougan, Bruno Steffanoni), Laban (Michael Diekamp), Especialização em Grand Pas de Deux de Repertório (Michail Alexandr Gawirikov, Hans Joaquim Tappendorff, Vladimir Boderienko), Especialização em Ballet Clássico em geral (Hans Joaquim Tappendorff e Michail Gawirikov), Contato e Improvisação (Michael Diekamp, Olympia Scardi, Jane Cougan, Douglas Nielsen, Ellis Belchior, Mario Schoeder. Participei também do Ballet Stagium com trabalhos junto ao Maestro Riccardo Ordoñez nos anos de 2.000 e 2.001.

Participo do Corpo de Baile Jovem da EMBSP temporada 2.000 / 2.001 e 2003 / 2004 / 2005, desenvolvendo trabalhos principalmente na área de Técnicas de Pas de Deux sempre que sou solicitado.

Em 2.006 coordenei um projeto social com crianças carentes em Osasco, conhecido como "Projeto Petit Pass", na qual temos como objetivo divulgar a dança entre as pessoas e orientar as crianças dando educação, disciplina, conduta, fazendo com que as mesmas venham a se desenvolver como seres humanos mais completos com maiores perspectivas de vida e estímulo pra vida dessas crianças.

Desde 2.005 venho realizando trabalhos com o CBJ

Em 2.006 passei a lecionar aulas de técnica clássica na Escola Municipal de Bailado e assistência e coordenação do Corpo de baile Jovem transcorrendo sucessivamente nos anos de 2.007 e 2.008.

CURRICULO - CARLOS ALBERTO DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA

CARLOS ALBERTO DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA

FUNÇÃO NO PROJETO: Ator, produção artistica e proponente

 

PROFESSOR / ATOR / DIRETOR E PRODUTOR

D.R.T 27.138/SP

TELEFONE: (11) 7102-9232

E-MAIL: QUEOSVEJO@HOTMAIL.COM

 

Graduado em Letras com extensão em Teoria da Literatura. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP com concentração na área das Poéticas da Oralidade.

Participou de 1993 a 1999 como pesquisador do Núcleo de Poéticas da Oralidade da PUC/SP, participando de todas atividades deste importante núcleo.

Doutorado em Artes Cênicas em andamento pela USP, tendo como tema de tese os círios portugueses, numa interface com os círios amazônicos, do ponto de vista da performance teatral.

Nascido em Belém do Pará participou ativamente das atividades culturais daquela cidade, integrando os grupos Maromba e Apuí em festivais de teatro como: Festival de Campina Grande na Paraíba e de Ponta Grossa no Paraná.

Integrou ainda o grupo de teatro da Universidade Popular – UNIPOP- e o curso de formação de atores dessa entidade.

Em São Paulo participou do curso livre de teatro sob orientação do ator/ diretor Walter Portella – No INDAC- Instituto de Artes  e Ciências. O referido curso teve duração de 01(um) ano- voltado para o trabalho do ator quando foram trabalhados cenicamente os textos: "Casa de Bonecas" de Ibsen, "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas Filho.

 

Participou de diversos cursos e oficinas, destacando-se:

-          A Palavra na Interpretação, com o ator Sérgio Brito;

-          Cenografia – com Luiz Carlos Ripper;

-          Interpretação teatral e montagem, tendo como suporte a obra de Guimarães Rosa, por Clóvis Levy;

-          Vivência da Encenação – com Sílvia Aderne e Beto Coimbra (Grupo Hombu) RJ.

  Essas atividades fizeram parte do Projeto Mergulho Teatral, promovido pelo Instituto Brasileiro de Arte-IBAC-, em Belém do Pará, presidido naquela época- 1993 – pelo escritor Ferreira Gullar.

No teatro, trabalhou em montagens como "Hamlet", de Shakespeare, dirigido pelo representativo ator brasileiro Cacá Carvalho e Wlad Lima.

 Um outro rico aprendizado dramático foi sua atuação no espetáculo processional "Auto do Círio", que teve a direção de Amir Haddad.

Na área musical, dirigiu cenicamente o espetáculo "Canções e Ações", com a regência da Maestrina Ana Maria Santos e orientação vocal de Mara Campos (São Paulo). O espetáculo foi apresentado em vários locais, com destaque para o Teatro da Paz (Belém) e cidades históricas de Minas Gerais, dentro do projeto Minas-Pará-1989.

Integrou, em São Paulo, o "Centro de Pesquisa Musical O Caminho do Canto" como aluno de canto contemporâneo, sob a orientação de Andréa Drigo, de 2002 a 2004.

É aluno, desde 2006, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Curso de canto lírico.

Na área corporal, participou dos seguintes cursos e oficinas:

§         Oficina de Consciência Corporal com Fernando Lee, resultando no espetáculo "Fábrica Pompéia", direção de Fernando Lee, em 2002, no SESC Pompéia;

§         Projeto Dançar pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo de 2000 a 2004- Técnica Moderna e Pilates sob orientação da Profª. Ruth Rachou;

§         Co-autor do espetáculo de dança "Cereus da Passagem" sobre o poema de sua autoria. Com temporada nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de outubro de 2005 – Galeria Olido – São Paulo. Direção e Interpretação do bailarino Jadiel Alves.

§         Participa do grupo permanente de estudos em Laban. Estudo sobre os princípios do movimento segundo Rodolf Laban. Coordenação de Maria Mommensohn e Uxa Xavier. Período: de maio a junho de 2005. Local: Galeria Olido – Sala D – SP.

§         "Baile Moderno" – atividade integrante do projeto de fomento a dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Vivência comunicativa e criativa através da dança e de frases de movimentos dançados e criados pelos participantes;

        Direção de Célia Gouvêa (Coreógrafa).

        Local: Vitrine da Dança / Galeria Olido

        Período: de 19/03 à 21/05/2007.

§         Dança Clássica Indiana por Sonia Galvão. De abril a julho de 2007 – Local: Centro Cultural Vergueiro - São Paulo.

§         Dramatização do Movimento.

Projeto Territórios de Dança – SESC – Consolação – São Paulo.

Workshop com Fábio Mazzoni.

Dia 14 de abril de 2007.

§                   Composição Coreográfica – Estudo dos elementos que fazem parte da composição em Dança de 04 a 27/09 - Centro Cultural Vergueiro – São Paulo – 2007.

Ministrado por: Luis Arrieta (Professor e Coreógrafo)

§         Dança Contemporânea – Contato Improvisação; Trabalho corporal de contato, exploração e improvisação do movimento.

De 03/09 a 28/11/2007.

Centro Cultural Vergueiro – São Paulo – São Paulo.

Ministrado por: Ricardo Neves (Dançarino / Ator).

 

§         Participa da Oficina de Criação do Intérprete em Dança.

A Oficina propôs exercícios criativos individuais, em duplas e grupos, com o objetivo de criar um universo poético, construído com o apoio do conhecimento das leis que regem o movimento e a composição coreográfica, tais como dinâmica e quantidade de energia empregada, espaço e tempo.

Dias: 19, 20 e 21/10/2007

Local: Galeria Olido

Direção de Célia Gouvêa

§         Novas Fronteiras do método BMC (Body Mind Centering) – Workshops com Adriana Almeida e Jens Johansen (EUA).

O workshop enfocou o espaço influenciando o movimento corporal e as novas fronteiras da pesquisa do método BMC. Análise e discussão sobre os canais Bonghan.

Período: 29 e 30/11 e 01 e 02/12 de 2007.

Local: Sesc Santana

Outros cursos e oficinas na área corporal com: Célia Gouvêa (Criação do intérprete);Fernando Lee, Sandro Borelli; Mirtes Calheiros; Ismael Guiser; Yoga Clássico com Cláudio Duarte; Flamenco com Paulo Sérgio; Cibeli Cavalcanti; Maria Mommensohn (Método Laban), Fábio Villardi(Ballet Stagium), entre outros.

 

Produção, Atuação e Direção:

·         Espetáculo Litero-Musical

"Movimento Romântico"- FUNARTE/SP-1998- Sala Guiomar Novaes.

Função: Produção e Interpretação de Poemas.

·         Espetáculo "Cantos de Maldoror", direção de Maura Baiochi, como ator/dançarino; Técnica Taanteatro –1988- FUNARTE.

        Local: Sala Guiomar Novaes – FUNARTE – 1988 – São Paulo.

·         Idealização do projeto "Terceiro e último Grande Festival – uma homenagem a Villa Lobos"- Direção de Emerson Menezes. Galeria Olido- SP, 2005 e SESC Ipiranga – 2002 – SP;

·         Recital Poético coreográfico "Olhos que os Vejo", nos meses de novembro e dezembro de 2003, na sala Linneu Dias, com Direção do Bailarino Jadiel Alves. O espetáculo percorreu as bibliotecas Mário de Andrade, Alceu Amoroso Lima, Teatro Eva Vilma, Minas Gerais, etc. Função: Ator / Dançarino.

·         Produziu e idealizou o espetáculo "Cantares de Villa-Lobos". O espetáculo com canções de Villa-Lobos fez parte do projeto Recreio nas Férias, em julho de 2005, pela Secretaria  Municipal de Cultura de São Paulo. Percorrendo com este projeto musical várias escolas do Bairro de São Miguel Paulista.

        Intérprete convidada para o projeto: Soprano Francine Lobo.

Direção Musical e Piano: Marco Antonio Bernardo.

·         Em fase de elaboração cênica, o espetáculo "Reinos Surdos", com poemas de minha autoria, sob a direção de Fábio Villardi na Galeria Olido – em fase de ensaios – ano de 2007 – São Paulo.

·         Preparação de atores do espetáculo "Xamãs" pelo Grupo Encenação da Cooperativa Paulista de Teatro. Teatro de Arena Eugênio Kusnet – São Paulo - 2006;

·         Dramaturgia em processo -  Direção do exercício de criação e leitura dramática da obra de Nelson Rodrigues, a saber: "Vestido de Noiva", "A Dama da Lotação e Crônicas". Julho de 2006. Oficina Cultural Raul Seixas – São Paulo.

·         Coros Trágicos – Exercício Cênico com coros e fragmentos de "Édipo Rei" de Sófocles . Local- Oficina Cultural Raul Seixas – Dezembro de 2006 – São Paulo.

·         Coros Trágicos – Releitura da Obra Édipo-Rei – em fase de pesquisa Casa de Cultura Amácio Mazzaropi – ano de 2007 – São Paulo.

·         Participa do Corredor literário na Paulista com o espetáculo "Nas Trilhas – Um Percurso Seminal".

Dia: 12 de outubro de 2007.

Local: Colégio Rodrigues Alves pela Secretaria do Estado da Cultura – Abaçaí Cultura e Arte.

·         Participa do evento "Exercício de um Processo – Dramaturgia Contemporânea em 3 tempos" – Mostra Sesc de Artes Circulações.

        Oficina Atores-Criadores-Fragmentos de Novarina.

Diração de Ana Kfouri

Dias: 15/11 a 25/11 de 2007.

Função: Ator

Apresentação do resultado com textos e fragmentos de Valère Novarina (França) no dia 01/12/2007. Textos Carta aos Atores e a Inquietude. E palestra sobre a obra do autor por Angela Lopes.

Local: Sesc Av. Paulista.

 

Participa do projeto: Circo – Inclusão Social – Convênio Minc 636/05 Ponto de Cultura – APEC – Associação Paulista de Empreendedores Culturais. Apresentando uma performance poética com poemas de autoria própria.

Dia: 28 de agosto de 2007 – São Paulo

Local: APEC (Associação Paulista de Empreendedores Culturais).

 

Direção cênica do espetáculo de dança-teatro: Adágio com o bailarino Adhemar Petri em fase de pesquisa coreográfica na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi. Ano de 2008 – São Paulo.

 

Na área literária, destaca as seguintes publicações e prêmios, dentre outros eventos:

-          Três Menções Honrosas- publicado no Livro Belém, editora Cejup- Governo do Estado do Pará- 1987;

-          Menção Honrosa no I Concurso de contos da Revista Brasília- DF-ano de 1987;

-          Participa do IV Concurso de contos, promovido pela Fundação Faculdade de filosofia, Ciências e Letras, e, Secretaria Municipal de Cultura do Paraná. 1989;

-          Participa da  IV Antologia de poetas e escritores do Brasil, Revista Brasília- Ano de 1989- Brasília;

§         Jornal O Semiótico – Publicação PUC-SP- 1995;

§         Menção Honrosa- Coletânea Eimar Tavares- Belém- 1988;

Participa da Antologia dos Poetas Santamarenses- São Paulo- 1998;

Avaliador dos Cadernos Negros – 2001 a 2003- São Paulo;

Publica o livro de poesias "Olhos que os vejo", lançado na FUNARTE-SP e prefaciado por Milton de Godoy Campos (União Brasileira de Escritores); Terezinha Bernardo (PUC-SP); Toninho Macedo(Sec. do Estado da Cultura de São Paulo);

§         Prêmio de poesia Centenário Carminha Gouthier – Menção Honrosa recebida pelo livro "Olhos que os vejo"- 2004-Belo Horizonte/Minas Gerais.

§         O Livro "Olhos que os Vejo" fez parte da programação de títulos da "Nova Livraria" em Parati – dentro do quadro de eventos da festa internacional de Parati, nos anos de 2003, 2004 e 2005. O livro foi também relançado na livraria e divulgação e pesquisa casa de Rui Barbosa, ano de 2004- Rio de Janeiro.

O poema "Cereus da Passagem" foi traduzido para o espanhol e publicado na Revista Internacional "Decir de Lagua", com mais quatro poetas contemporâneos do Brasil – Edicion sobre poesya y el arte actuales de Brasil", por Jésus J. Barquet e Reinaldo Gercin- Estados Unidos- 2005/2006.

O poema "Cereus da Passagem" foi também publicado na revista La Palabra y El Hombre. Revista da Universidad de Veracruzana. Tradução do Prof. Jesus J. Barquet e comentários críticos de Letícia Garcia Argüelles. Abril – Junho de 2006 – México.

Participou de vários eventos nas bibliotecas dos metrôs de São Paulo. Ressaltando aqui a exposição "Reinos Surdos" -  com poemas de sua autoria.

Local: Biblioteca do Metrô Paraíso por todo o mês de maio de 2007, em São Paulo.

 

Oficinas e Cursos Ministrados:

Ministrou várias oficinas na área literária e da comunicação em locais como: Casa da Palavra Mário de Andrade-2002/2003/2004 e Casa da Cultura de Santo Amaro- 1999/2000. Biblioteca Mário de Andrade – 2002/2003. Oficina Cultural Raul Seixas, por todo o ano de 2006.

Integrou também o Núcleo de Dramaturgia da Oficina Cultural Raúl Seixas, pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2006). Ministrando a oficina de dramaturgia e o curso de história do teatro. O curso homenageou a atriz brasileira Cleyde Yáconis através de uma exposição de fotos, revistas, cartazes e programas sobre a carreira e a vida da atriz.

Ministra na Casa da palavra Mário de Andrade – Oficina de Produção, Leitura e Interpretação de Textos. De maio a Julho de 2007 pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Ministra o Workshop de Literatura – Projeto Virada Social – Secretaria do Estado da Cultura. Oficina Cultural Maestro Juan Serrano. Dias: 19 e 20/05/2007 – São Paulo.

Ministra a "Oficina da Memória" – Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Local: Funsai – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga – de 21/03/2007 a julho de 2007.

Além de todas essas atividades, acima descritas, é palestrante e trabalha como docente em faculdades particulares do ensino superior de São Paulo. Possui trabalhos publicados na área acadêmica em livros e revistas especializadas.